Por que os filósofos pré-socráticos abandonaram a mitologia e se apegaram à razão filosófica para compreender o cosmo(universo)? Explique com suas palavras.
Respostas
Oi, tudo bom?
Tanto o mito como a Filosofia são formas do homem de explicar o mundo ao seu redor, porém de formas diferentes. Os filósofos pré-socráticos abandonaram a mitologia pois o homem grego sentiu a necessidade de explicar o mundo usando a razão humana, a partir de postulados racionais, e não mais em construções fantasiosas e duvidosas como a mitologia faz. Assim, os primeiros filósofos partiram em busca de compreender o Universo usando as ferramentas do próprio homem: lógica, pensamento, razão, intelecto, etc. Isso foi um salto no pensamento humano de tentar abandonar as verdades incontestáveis e passar a usar o pensamento crítico.
Entenda:
Qual era o objeto de estudo dos filósofos pré-socráticos?
Os pré-socráticos são também conhecidos como filósofos da natureza, isso porque o primeiro objeto de estudo da Filosofia foi a relação do homem com o Universo. Os primeiros filósofos saíram em busca da explicação racional da physis (Natureza). Assim, se na mitologia os raios eram explicados como vontade dos deuses, os filósofos buscavam uma explicação dentro da própria realidade humana para esse fenômeno.
Estude mais em:
- Resumo dos filósofos pré-socráticos
https://brainly.com.br/tarefa/7400845
- Quem são os cavernícolas de Platão?
https://brainly.com.br/tarefa/26127932
- Como a razão filosófica interpreta a ciência e as transformações?
https://brainly.com.br/tarefa/22651416
Bons estudos!