• Matéria: Filosofia
  • Autor: isamorais129
  • Perguntado 6 anos atrás

passagem acima é o conhecido Mito da Caverna, exposto na obra A República, de Platão. As alternativas abaixo correspondem corretamente à passagem acima, EXCETO: 1 ponto A) A visão do sol é a visão da verdade, a visão das sombras, por outro lado, é a visão do erro, da falsidade. B) O prisioneiro que decide fugir da caverna representa o filósofo, já os prisioneiros que nela permanecem representam as pessoas comuns. C) A vida na caverna é a vida na dimensão do inteligível, a vida na pura luz é a vida na dimensão do sensível. D) Um dos vários significados desse mito diz respeito à questão do conhecimento sensível e do conhecimento inteligível, este é, portanto, o significado epistemológico do mito. E) As sombras representam o conhecimento ilusório, errôneo: o conhecimento dos sentidos.

Respostas

respondido por: Depijamas43
422

1- C

2-C

corrigido  no aula paraná ;)


rayanemartins2003: Nem todo herói usa capa!
Depijamas43: haha não mesmo
Douglas1547825: mano tu é f0da
feliperain1: Obrigado,te amo
GSheypad: Está certo
nicollyoleszczouhulu: i love you
respondido por: marigiorgiani
17

A vida na caverna é a vida na dimensão do inteligível, a vida na pura luz é a vida na dimensão do sensível. Alternativa C

O Mito da Caverna, escrito por Platão, explica de forma bem simples e alegórica a forma como uma sociedade se torna alienada àquilo que a cerca cotidianamente. Além disso, é uma crítica à falta de autoanálise e ao fato de que o homem simplesmente aceita o que o rodeia como uma verdade absoluta.

Nesse sentido, o filósofo é apresentado como aquele que vem do "mundo de fora", do "mundo iluminado", para quebrar as amarras da sociedade, para que os indivíduos possam questionar e, principalmente, sair e ver com seus próprios olhos o mundo real.

Mas por fim, a sociedade prefere se manter às cegas e acreditar que as sombras são a realidade, são a verdade absoluta.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/3974275

Anexos:
Perguntas similares