01Quando morre algum dos seus põem-lhe sobre a sepultura pratos, 02cheios de viandas, e uma rede (...) mui bem lavada. Isto, porque creem, 03segundo dizem, que depois que morrem tornam a comer e descansar 04sobre a sepultura. Deitam-nos em covas redondas, e, se são principais, 05fazem-lhes uma choça de palma. Não têm conhecimento de glória 06nem inferno, somente dizem que depois de morrer vão descansar a 07um bom lugar. (...) Qualquer cristão, que entre em suas casas, dão−lhe 08a comer do que têm, e uma rede lavada em que durma. São castas 09as mulheres a seus maridos.
Padre Manuel da Nóbrega
VOCABULÁRIO:
Vianda - qualquer espécie de alimento, comida, quitute.
Principais – chefes de tribo
Choça – cabana
Castas – fiéis
QUESTÃO 04 – O que está sendo descrito no texto acima?
______________________________________________________________________________________
QUESTÃO 05 – Assinale (V), para a afirmativa verdadeira e (F), para a afirmativa falsa .
( ) A narração acerca das festividades de um grupo indígena é verossímil na medida em que nasce da observação direta do autor,
( ) O autor fala sobre a bondade e a harmoniosa relação dos cônjuges de um grupo de indígenas que vivenciam um processo de aculturação.
( ) O texto tem como foco principal narrar os rituais praticados por uma sociedade que, embora de cultura diferente, adota os princípios religiosos do cristianismo.
( ) Ao escolher determinados aspectos do comportamento dos indígenas, como a hospitalidade, por exemplo, o jesuíta revela que a comunidade, embora não catequizada, lhe é simpática.
( ) No relatório sobre os índios brasileiros, o ritual funerário ao qual o jesuíta se refere reflete o tratamento igualitário que essa sociedade dispensa a seus membros.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
– chefes de tribo no relatorio sobre os indios brasileiros, o ritual funerario ao qual o jesuita se refere reflete dispença os seus membros
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás