• Matéria: Sociologia
  • Autor: flazico2015p5wknn
  • Perguntado 6 anos atrás

(Fuvest)?A fundação de uma cidade não era problema novo para os portugueses; eles viram nascer cidades nas ilhas e na áfrica, ao redor de fortes ou ao pé das feitorias; aqui na América, dar-se-ia o mesmo e as cidades surgiriam...? (João Ribeiro, História do Brasil.)
Baseando-se no texto, é correto afirmar que as cidades e as vilas, durante o período colonial brasileiro:

a) foram uma adaptação dos portugueses ao modelo africano de aldeias junto aos fortes para proteção contra ataques das tribos inimigas.

b) surgiram a partir de missões indígenas, de feiras do sertão, de pousos de passagem, de travessia dos grandes rios e próximas aos fortes do litoral.

c) situavam-se nas áreas de fronteiras para facilitar a demarcação dos territórios também disputados por espanhóis e holandeses.

d) foram núcleos originários de engenhos construídos perto dos grandes rios para facilitar as comunicações e o transporte do açúcar.

Respostas

respondido por: Jouewer
66

Resposta:letra B

Explicação:

surgiram a partir de missões indígenas, de feiras do sertão, de pousos de passagem, de travessia dos grandes rios e próximas aos fortes do litoral

respondido por: deividgabrielpiton
6

Resposta: letra A

Explicação:

. A questão mostra-se equivocada na medida em que sugere a transformação da cultura religiosa lusitana por meio do conhecimento do universo mítico indígena. De fato, o que podemos observar no processo de aculturação do período colonial é que o cristianismo se impõe a um grande número de índios e que a experiência religiosa cristã se reconfigura, sob certos aspectos, no ambiente colonial.

Perguntas similares