No período das Grandes Navegações, foram inúmeras as viagens sem volta. Os marinheiros enfrentaram furacões, o medo advindo das lendas sobre monstros, os problemas relacionados com o armazenamento de água potável, a deterioração dos alimentos, a disseminação de doenças transmissíveis etc.Sobre esse assunto, considere as afirmações a seguir.
I. Muitas plantas, que não existiam no Brasil, trazidas pelos navegantes a partir de sementes ou mudas, como a cana-de-açúcar,conseguiram se reproduzir e se adaptar ao clima e ao solo do novo continente.
II. As tripulações, quando em terra, eram constantemente vítimas da febre amarela e da barriga d’água (esquistossomose),devido ao fato de ambas as doenças estarem associadas ao mesmo agente transmissor.
III. Um dos maiores flagelos dos marinheiros era o escorbuto, uma doença causada pela falta de vitamina C, que podia ser evitada pelo consumo de frutas cítricas e verduras folhosas em geral.
Estão corretas as afirmações:
a) I, II e III.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, apenas.
e) II, apenas.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
alternativa "c" II e III apenas
Explicação:
por que estas plantas já existiam por lá principalmente na mata Amazônica.
ESPERO TER AJUDADO !!!!!
Anexos:
respondido por:
1
Resposta:
B
Explicação:
I - Correta. Muitas mudas de plantas foram trazidas ao Brasil para plantação, inclusive a cana-de-açúcar, que conseguiu se adaptar bem às condições climáticas do local, e posteriormente foi muito importante para o Ciclo do Açúcar no Período Colonial.
II - Incorreta. A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos, e a esquistossomose é transmitida por caramujos.
III - Correta. O escorbuto é uma doença causada pela hipovitaminose de vitamina C, encontrada em alimentos como frutas cítricas e verduras folhosas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás