TEXTO I
Foi na França que as igrejas românicas começaram a ser decoradas com esculturas, embora a palavra “decorar” também nesse caso seja um tanto enganadora. Tudo o que pertencia à igreja tinha sua função definida e expressava uma ideia precisa, relacionada com os ensinamentos da Igreja. O pórtico do final do século XII da catedral de Saint-Trophime, em Arles (Sul da França), é um dos mais completos exemplos desse estilo. [...] No Antigo Testamento, lemos sobre a visão de Ezequiel (Ezequiel, I, 4-12) em que ele descreve o trono do Senhor sustentado por quatro criaturas com cabeça de homem, leão, boi e águia.
GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 128-129
TEXTO II
As esculturas da Catedral de Saint-Trophime são exemplos de uma característica geral da arquitetura românica, predominante na Alta Idade Média, a qual utilizava a ornamentação com o propósito de
A
embelezar as fachadas externas das igrejas e catedrais.
B
transmitir aos fiéis os preceitos das escrituras sagradas.
C
ludibriar a população sobre as intenções do cristianismo.
D
mostrar o domínio do catolicismo sobre o protestantismo.
E
atestar o poderio do clero por meio do luxo e da opulência.
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
B
Explicação:
eaew galera do gama e souza
respondido por:
1
A ornamentação era utilizada com o propósito de:
B) transmitir aos fiéis os preceitos das escrituras sagradas.
A igreja católica sempre buscou usar a arte para transmitir seus preceitos e ideias das escrituras sagradas, porém, boa parte do uso da arte era uma forma de luxo.
Claro obras como a Capela Sistina e a Catedral de Notre Dame são patrimônios muito importantes para a arte, para a igreja e para a sociedade como um todo.
Quase sempre as obras de arte da igreja expressam algum ponto da bíblia ou algum entendimento teológico do sagrado na terra dos homens, como A criação de Adão, de Michelangelo.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/13738297
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás