“Trata-se de um período no qual se deve considerar [...] o alargamento da prática de esportes e o envolvimento de camadas sociais diferenciadas”.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil sobre as disputas que faziam parte do campo esportivo no Brasil no período do Estado Novo, é correto afirmar que:
A eram partes dessas disputas as mobilizações e greves operárias, que eclodiram no país entre 1910 e 1917.
B as disputas no campo esportivo aconteceram pela necessidade de unificar as confederações esportivas.
C o poder no campo esportivo sempre foi consagrado por conflitos internos das políticas públicas.
D uma das causas foi o aparecimento de mais de uma entidade para uma mesma modalidade esportiva e região geográfica.
E uma das causas foram os problemas no campo esportivo no período de Estado Novo, se resumia em pequenas divergências que interferiam no andamento das políticas públicas no esporte.
Respostas
respondido por:
23
Resposta:
Letra B
Explicação:
respondido por:
1
Resposta:
A - eram partes dessas disputas as mobilizações e greves operárias, que eclodiram no país entre 1910 e 1917.
Explicação:
A intervenc¸ão do Estado brasileiro vai se efetivando, deforma lenta de gradual, nas primeiras décadas do século XX. Segundo Linhales (1996), por volta de 1904, o governoestimulou o futebol em substituic¸ão à capoeira, identifi-cada como crime ou prática social desviante. Na décadaseguinte, de forma mais significativa, estimulou a expansãoda prática do futebol como forma de dispersão das inten-sivas mobilizac¸ões e greves operárias que eclodiam no paísentre 1910 e 1917.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás