6. A hidroginástica agrega exercícios de ginástica localizada e ginástica aeróbica. Por que ela é considerada uma ginástica de baixo impacto?
Respostas
Resposta:
Ela não tem tanto impacto nas articulações, ligamentos e estruturas ósseas do nosso corpo.
Resposta: A hidroginástica (ginástica realizada na piscina) agrega exercícios da ginástica localizada e da ginástica aeróbica, com a vantagem de a água minimizar o impacto na articulação dos joelhos e servir, ao mesmo tempo, de fator de resistência para os movimentos, potencializando o efeito dos exercícios.
Atualmente a ginástica localizada segue os princípios da teoria do treinamento físico e, em obediência a princípios cinesiológicos e anatômicos, busca isolar os grupamentos musculares que se deseja atingir e atender a diferentes finalidades – emagrecimento, delineamento ou hipertrofia muscular, resistência muscular etc. –, e com isso promete atender aos apelos estéticos dos praticantes. Seus exercícios podem valer-se do peso do próprio corpo ou utilizar pequenos pesos, como halteres e caneleiras. Por isso, às vezes, a ginástica localizada é confundida com ginástica batizada de “musculação”, embora esta se caracterize mais pelo uso de máquinas sofisticadas, de alta eficiência no isolamento dos músculos e na gradação da carga.
Explicação: