Respostas
Resposta:
O tenentismo
Neste período surge o primeiro movimento político e militar que marcará presença no cenário político nacional e influenciará os rumos das decisões governamentais. Liderado pela jovem oficialidade do Exército, (os tenentes, e em menor número os capitães), o tenentismo surge como movimento de insatisfação da oficialidade militar diante dos problemas políticos, sociais e econômicos do país.
As reivindicações do movimento tenentista coincidiam com as aspirações da classe média urbana. Criticavam o sistema eleitoral e as eleições, defendiam o voto secreto, reformas sociais e econômicas. O movimento tenenista foi portador de uma ideologia própria, bastante influente no meio militar, que propunha a ascensão dos militares ao poder na crença de que os civis eram incapazes de governar e solucionar os problemas do país.
Entre 1921 e 1930 o movimento tenentista realizou várias revoltas e rebeliões armadas com objetivo de derrubar os governos oligárquicos e assumir o poder. O primeiro movimento tenentista ocorreu em 5 de julho de 1922 e ficou conhecido como a Revolta do Forte de Copacabana.
Os militares que lideraram esse movimento eram contrários à candidatura do mineiro Artur Bernardes (representante dos interesses das oligarquias cafeicultoras de Minas Gerais e São Paulo na disputa eleitoral daquele ano para a Presidência da República). Mas a oficialidade rebelde foi derrotada por forças militares fiéis ao governo.
golpe 1930
Foi a deposição de Washington Luís da presidência da república, pelos militares, e condução de Getúlio Vargas ao poder. Iniciou em 1922 com o movimento tenentista em vários estados.
Foi o fim da República Velha, e da política "café com leite", onde São Paulo, e Minas Gerais se alternavam na presidência. Ao final, São Paulo ficou isolado, e tropas Rio Grande do Sul, e de alagoas invadiram SP, e conduziram Getúlio Vargas ao poder, onde permaneceu por 15 anos.
Embora já tivesse os "germes" da revolução constitucionalista de 1932, não confundir uma com a outra, pois são movimentos distintos embora ligados. Na revolução de 1932, São Paulo desejava uma nova constituição, e novamente ficou isolado do restante do País, e novamente invadido por tropas federais. Mas, finalmente, em 1988 tivemos a nova constituição !