Explique a relação do fortalecimento do comércio com o surgimento de um poder centralizado nas mãos do rei, ou seja o surgimento das monarquias nacionais.
Respostas
Boa tarde, vou explicar.
É notório que o feudalismo não era um sistema favorável a uma integração comercial, afinal cada feudo tinha sua própria moeda e era necessário pagar uma taxa para ir de um feudo para o outro.
O intercâmbio de mercadorias era difícil em decorrência desses obstáculos e a burguesia, classe que começava a surgir, desejava transpor tais barreiras a fim de garantir a prosperidade do comércio.
Para isso, era preciso que houvesse uma centralização do poder, um único soberano capaz de definir uma moeda padrão e extinguir os entraves que impediam o sucesso da burguesia.
Então, a burguesia financiou o esforço de antigos reis para retomar seus domínios e, quando chegassem ao poder, tais reis concederiam à burguesia o que ela queria: uma padronização e menos taxas sobre os produtos.
A relação é, portanto a seguinte:
O surgimento de um poder centralizado resultou em padronização das leis e de uma moeda única, fortalecendo o comércio e permitindo uma maior integração econômica, até então impossível no feudalismo.
Espero ter ajudado. Bons estudos!!!
Resposta:
Como todos sabemos, o sistema feudal não é um sistema propício à integração
Afinal, todo ódio tem sua própria moeda, e é necessário pagar uma certa taxa para passar de um tipo de ódio para outro.Por causa desses obstáculos, a troca de bens é muito difícil, e a burguesia (uma classe emergente) quer superá-los. Obstáculos para garantir a prosperidade do comércio.
Para isso, é necessário centralizar o poder, um Estado soberano que pode definir uma moeda padrão e remover obstáculos ao sucesso da burguesia.
Então, a burguesia financiou os esforços do ex-rei para recuperar o poder do governo.Quando chegassem ao poder, esses reis dariam à burguesia o que eles queriam: padronização e impostos reduzidos sobre produtos.
Portanto, o relacionamento é o seguinte:
O surgimento de um estado centralizado levou à padronização das leis e a uma moeda única, fortaleceu o comércio e alcançou maior integração econômica, até agora impossível no sistema feudal.