Leia com atenção o trecho a seguir:
“Napoleão respondeu a essa desobediência invadindo a Rússia em 1812, com um poderoso exército formado por 600 mil soldados e 180 mil cavalos. Mas a resistência do povo russo e o rigoroso inverno local acabaram vencendo o general francês. Dos 600 mil soldados que partiram para a Rússia, somente 30 mil retornaram aos seus lares na França. O mito da invencibilidade napoleônica havia sido quebrado. ”
Fonte: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º ano:
ensino fundamental: anos finais. 4. ed. São Paulo: FTD, 2018. p. 60.
a) Como Napoleão reagiu a quebra do bloqueio continental pela Rússia?
1 ponto
b) Cite uma das razões para o fracasso de Napoleão na tentativa de invadir a Rússia.
1 ponto
c) Como ficou a imagem de Napoleão após essa derrota?
1 ponto
Respostas
A)Napoleão respondeu a essa desobediência invadindo a Rússia em 1812, com um poderoso exército formado por 600 mil soldados e 180 mil cavalos.
B)Mas a resistência do povo russo e o rigoroso inverno local acabaram vencendo o general francês.
C)Como a de um derrotado.
Resposta:
O imperador francês, Napoleão Bonaparte, havia colocado em prática uma política militar expansionista, com intuito de estender seu domínio sobre toda a Europa. Mas a Inglaterra, a maior potência industrial europeia, conseguiu resistir às tentativas de conquista por parte da França napoleônica. Com o objetivo de quebrar a resistência da Inglaterra, Napoleão tentou sufocá-la economicamente proibindo os países europeus de comercializarem com os ingleses, ao decretar, em 1806, o Bloqueio Continental. Portugal e o bloqueio continental Portugal se encontrava numa situação bastante difícil, sofrendo pressões tanto dos ingleses quanto dos franceses.