Explique os principais fatores que ocorreram entre os seguintes períodos:
Governo provisório(1930-1934)
Governo constitucional(1934-1937)
Estado novo(1937-1945)
Respostas
Governo provisório (1930-1934)
Para começar, o Brasil sofria com os efeitos da Grande Depressão (1929-1933).
Getúlio Vargas iniciou seu primeiro mandato, logo após a Revolução de 1930 - resultado de disputas entre oligarquias mineiras e paulistas. Ocupando o posto, Vargas alinhou tenentes em cargos administrativos e tomou outras medidas de centralização de poder.
A FUP - Frente Única Paulista - revoltou-se no ano de 1932, exigindo principalmente a convocação de uma assembleia para elaborar nova Constituição do país. (Revolução Constitucionalista)
Em 1933, surgiu a ANC, Assembleia Nacional Constituinte, para atender aos pedidos da oligarquia revoltosa.
Governo constitucional (1934-1937)
Esse foi o período do segundo mandato de Vargas, eleito por voto indireto (ANC).
No ano de 1934, a nova Constituição foi introduzida, contendo tópicos como o direito de voto feminino, reconhecimento de direitos trabalhistas, voto secreto, etc.
Nessa época, agravaram-se os conflitos entre a AIB (Ação Integralista Brasileira), simpatizante do fascismo, nacionalismo e da supremacia do Estado, e a ANL (Aliança Nacional Libertadora), defensora do comunismo e de um governo popular.
Em 1935, surgiu a Intentona Comunista, originada na ANL. Esta foi reprimida pelo governo.
Estado Novo (1937-1945)
Getúlio Vargas permaneceu no poder utilizando um Golpe de Estado, nomeado Plano Cohen. Nele, Vargas anunciou que havia sido descoberto um plano comunista para provocar greves e atacar o governo. Gerando comoção geral, as eleições foram suspensas e seu posto de presidente manteve-se.
Outra Constituição foi elaborada em 1937.
Nesse período, investiu-se na industrialização brasileira (auxiliado pelo substituto de importações devido à Segunda Guerra Mundial), criando grandes empresas nacionais. Buscou também diversificar a agricultura.
Foi popularizado seu título de "pai dos pobres", pois adotava uma política que vinculava o Estado e os trabalhadores. Mesmo assim, esse também é tido como o mandato mais repressivo da Era Vargas (como exemplo há o DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda -, responsável por controlar a mídia e fazer propaganda do governo).
As críticas ao regime aumentaram com a participação do Brasil na Guerra e o então presidente foi forçado a renunciar em 1945, por meio de uma ação militar.
Bons estudos!