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s a identidade negra é uma construção social, histórica e cultural, onde o
sujeito se reconhece na conjunção do grupo étnico/racial a partir da sua história, cultura
e relações estabelecidas com o outro.
Mas, para compreender o processo de construção da identidade negra no Brasil,
é importante considerar não apenas sua dimensão subjetiva, mas, sobretudo o seu
sentido político.
Contudo, vale destacar que apesar da significativa presença demográfica dos
afro-descendentes no Brasil, é um grande desafio construir uma identidade negra
positiva em uma sociedade que vive no mito da democracia racial, negando a desigualdade entre brancos e negros como fruto do racismo, e que em contra partida,
desde cedo ensina aos indivíduos que, para serem aceitos é preciso afastarem-se das
suas raízes, incorporando os valores eurocêntricos. Diante disso, não é de se admirar
que muitas pessoas que trazem os “traços negros” neguem tais características) a identidade da pessoa negra, traz do passado a negação da
tradição africana, a condição de escravo e o estigma de ser um
objeto de uso como instrumento de trabalho. O afro-descendente
enfrenta, no presente, a constante discriminação racial, de forma
aberta ou encoberto e, mesmo sob tais circunstâncias, tem a
tarefa de construir um futuro promissor.
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