Para Platão nós seres humanos “nascemos sem consciência do mundo, ao convivermos com o que nos cerca, lhe damos sentido”.
Fonte: AGUIAR, Gilson da Costa; CASTELEIRA, Rodrigo Pedro. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. Reimpresso em 2018. p. 20.
Levando isso em consideração, analise as asserções a seguir:
Na teoria platônica, para atingirmos o conhecimento devemos converter o sensível ao inteligível.
PORQUE
É preciso despertar, reviver ou relembrar o conhecimento esquecido, para alcançarmos o verdadeiro sentido das coisas.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta
Respostas
Resposta:
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação passo-a-passo:
Platão aborda essa questão por meio do dualismo. Segundo ele, existem dois mundos:
– O mundo das formas ou ideias (inteligível): Platão diz que a alma traz consigo desde o seu nascimento um conhecimento prévio, a priori, que lhe permite a identificação do objeto – o chamado conhecimento inato. Tais conhecimentos são as ideias ou formas, que residem no mundo inteligível, fora do tempo e do espaço. Os objetos do mundo comum organizam suas estruturas conforme essas ideias ou formas primordiais, mas não são capazes de revelá-las em sua plenitude, sendo apenas imitações imperfeitas.
– O mundo concreto e sensível: trata-se de um mundo acessível pelos sentidos ou material. É o mundo que conhecemos pelo olfato, paladar, audição, visão e tato. A opinião (doxa), fundamentada nas sensações, tem uma “falsa consciência” de si mesma, julgando-se correta. Esse mundo, em Platão, é um engano, um falseamento.
Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras.