Respostas
Resposta:
Um país pode ter milhões de pessoas mas as vezes essa população se concentra em uma região específica, e muitos lugares ficam vazios ou com uma quantidade pequena de pessoas, por isso analisamos a densidade demográfica dos países para avaliar a povoação do território.
Exemplo de lugar populoso mas não povoado é a Rússia já que sua extensão é enorme e grandes extensões de terra são tão gelados que torna difícil alguém viver ali.
Vamos aos fatos primeiro:
O conceito de "populoso" tem relação com a população absoluta de um país, isso significa o total de habitantes de um território. O conceito de "povoado" se liga à população relativa, ou seja, números de habitantes por unidade de área (densidade demográfica).
É comum haver a confusão entre densidade demográfica e distribuição demográfica, mas é necessário atenção quanto a isso. Um país populoso, com muito habitantes, nem sempre pode ser considerado povoado pelo fato de a população não estar bem distribuída no território total, e sim concentrada em uma parte dele.
Um exemplo de um país populoso e pouco povoado é o Brasil, pois tem uma população absoluta grande (204 milhões, aproximadamente) e tem baixa densidade demográfica (26,4 habitantes por km2). É frequente esse tipo de situação em países com grande extensão territorial que possuem má distribuição da população, como (além do Brasil) o Canadá e a Rússia, por exemplo.