Respostas
Explicação passo-a-passo:
Não é só a idade nem o tipo de crime que conta. Os menores infratores americanos podem ter punições bem diferentes, dependendo do lugar onde infringiram a lei.
O país em que cada estado tem suas regras é o único do mundo que condena crianças à prisão perpétua, sem direito à liberdade condicional - segundo ONGs de direitos humanos, como a Human Rights Watch. Elas contabilizam 2,5 mil casos desse tipo.
Em Nova York, os menores podem responder por crimes a partir dos 7 anos. Dos 7 aos 12, a pena pode chegar a cinco anos de reclusão em unidades de recuperação juvenil. Dos 13 aos 16, os que cometem homicídio podem passar o resto da vida detidos, primeiro numa unidade juvenil, depois numa prisão.
É o caso de Erick Smith, que, quando tinha 13 anos, confessou ter matado um menino de quatro anos. Vinte anos depois, ele continua na cadeia.
O ataque de uma gangue numa lanchonete este mês chamou a atenção não só pela covardia: a vítima foi chutada quando já estava no chão. Uma das agressoras presas tem 16 anos, e não será julgada como menor.