Os diferentes gêneros textuais desempenham funções sociais diversas reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido. Considerando as características objetivas subjetivas do gênero em que foi escrito o texto Denise Fraga, pode-se afirmar que:
a) é um gênero textual que traz uma narrativa informal, familiar, intimista e curta, ligada à vida cotidiana. Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico e/ou irônico. Possui personagens comuns, segue um tempo cronológico determinado, usa da oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das personagens. Sua linguagem é simples e apresenta sensibilidade no contato com a realidade. Diz coisas sérias por meio de uma aparente conversa fiada.
b) é um gênero textual que permite ao cidadão manifestar-se em relação aos problemas sociais e possui como característica fundamental a persuasão, dada a intenção de o emissor convencer o interlocutor a tomar uma atitude no sentido de solucionar um determinado problema.
c) é um gênero caracterizado por apresentar um trabalho voltado para o estudo da linguagem, fazendo-o de maneira particular, refletindo o momento, a vida dos homens através de figuras que possibilitam a criação de imagens.
d) é um gênero textual descritivo, dissertativo-expositivo e injuntivo que tem por obrigação fornecer as informações necessárias para o correto uso de medicamento.
e) é um gênero textual que expressa a opinião de um jornal ou revista em relação a um determinado assunto – aspecto que revela sua finalidade persuasiva. Pelo fato de se atribuir a uma opinião coletiva, a autoria não é identificada. No que tange ao discurso apresentado, esse costuma se apoiar em fatos polêmicos ligados ao cotidiano social. Quanto à questão da linguagem mesmo em se tratando de impressões pessoais há o predomínio do padrão formal, fazendo com que prevaleça o emprego da 3ª pessoa do singular.
obs: título do texto: "Medo e vergonha"
autora: "Denise Fraga".
Respostas
Resposta:
letra A é a correta
Explicação:
a) é um gênero textual que traz uma narrativa informal, familiar, intimista e curta, ligada à vida cotidiana. Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico e/ou irônico. Possui personagens comuns, segue um tempo cronológico determinado, usa da oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das personagens. Sua linguagem é simples e apresenta sensibilidade no contato com a realidade. Diz coisas sérias por meio de uma aparente conversa fiada
Em relação ao texto escrito por Denise Fraga, estreado na peça Eu de Você, é possível determinar a Letra A como verídica, pois o texto procura fazer uma ligação entre a vida e a arte, contando histórias reais através da ficção, explorando assuntos corriqueiros do dia a dia e provocando a reflexão sobre os mesmo.
Textos de Denise Fraga
Colunista da revista Crescer, Denise Fraga desenvolve textos sensíveis cujo objetivo é fazer o leitor refletir diante de temas variados e que englobam o dia a dia.
Alguns temas da Denise Fraga explora em suas crônicas podem ser conferidos nos textos:
- Os inimigos de hoje;
- Somos menos ridículos;
- Não dá para voltar ao normal se tudo continuar, e se pode piorar;
- Ensinar gentiliza a uma criança é hoje tarefa mais árdua.
O que são crônicas?
Crônicas são textos curtos de linguagem simples e que abarcam assuntos da vida cotidiana.
Saiba mais sobre os textos de Denise Fraga: https://brainly.com.br/tarefa/24427618