• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 6 anos atrás


Analise o texto a seguir para responder à questão.

MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português Instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 29. ed. Porto Alegre: Atlas, 2010.
Este é um manual de língua portuguesa: A Parte I abrange aspectos referentes à Comunicação,ao Estilo, à Frase, ao Parágrafo e ao Discurso, fornecendo ao estudante um embasamento teórico-prático para a comunicação oral e escrita. Destaque-se, nesta parte, o capítulo sobre a Redação,vista aqui sob seus diversos ângulos: descrição, narração e dissertação. A Parte II compreende o Português Técnico e Profissionalizante:abaixo assinado, ata, atestado, atos administrativos, carta comercial e oficial, circular, contrato, currículo vitae, declaração, memorando,monografia, ofício, procuração, relatório e requerimento são alguns dos modelos apresentados e conceituados no livro. Capítulos especiais tratam da normalização bibliográfica e datilográfica. A Parte III aborda tópicos gramaticais que esclarecem dúvidas mais comuns da língua portuguesa.
São expostos estudos sobre fonologia, acentuação, crase, ortografia, pontuação, hífen, concordância, regência, verbos, uso dos“porquês”, estrangeirismos, abreviações, entre outros. Destaca-se, nesta parte sobre Gramática, um capítulo que discorre sobre as dificuldades mais frequentes da nossa língua.

O texto anterior representa uma síntese da obra de MARTINS e ZILBERKNOP. As características dele são as mesmas de um resumo. Entretanto, acerca disso, é possível analisá-lo conforme alguns aspectos. Analise, pois, as afirmações a seguir, para, em seguida, assinalar corretamente a alternativa adequada.
I – Pode-se dizer que ele é um resumo que possibilita transformá-lo em resenha.
II – Essa síntese é uma paráfrase e, por conseguinte, é denominada resenha.
III – Esse texto é um resumo; entretanto, tem possibilidade de ser transformado em resenha. Para isso, acrescente-se a ele alguns aspectos fundamentais: a qualificação do autor da obra, a visão crítica de quem a elabora, e a apreciação. Também, na resenha, não há indicação de palavras-chave.
IV – O Resumo não é crítico e, por isso, não apresenta comentários, opiniões e juízo de valor.
V – Resumo é um texto que faz parte da composição da resenha.

Todas as afirmações estão corretas, EXCETO em:

a) II

b) I

c) III

d) V

e) IV

Respostas

respondido por: gabinha23
0

Resposta:

b

Explicação:

Perguntas similares