“Hoje matei duas mulheres, diz Guimarães”
Auxiliar de enfermagem afirma que matava por problemas econômicos, para ganhar dinheiro de funerárias. O auxiliar de enfermagem Edson I. Guimarães, 42, foi preso ontem no Rio após confessar ter matado cinco ou seis pacientes em estado terminal no Hospital Salgado Filho, no Méier, zona norte. Ele disse que matava os pacientes por dois motivos: pena e problemas econômicos. Segundo Guimarães: “...o paciente estava em estado terminal , eu praticamente adiantava o sofrimento dele com 20 mL de KCℓ (cloreto de potássio). Mata em dois ou três minutos. Eu aplicava e saia.” Uma injeção de 20 mL de cloreto de potássio pode provocar a parada cardíaca na hora, afirma o cardiologista José Carlos Andrade. Essa dose é prescrita a pacientes, mas diluída em 500 mL de soro por gotejamento em várias horas para hidratar pacientes. Dado de uma vez, na veia, o potássio vai causar um desequilíbrio na corrente elétrica que passa pelo coração, aumentando sua força de contração (sístole) e sua parada imediata. É o que, nos meios médicos, se chama “morte branca”.
O cloreto de potássio é encontrado em cápsulas, comprimidos e em ampolas. Folha de São Paulo, 08 de maio 1999 Uma ampola de solução de cloreto de potássio apresenta em seu rótulo a seguinte especificação: 10 mL a 20%.
a) Calcule a massa de cloreto de potássio injetada pelo auxiliar de enfermagem Guimarães, para provocar a morte nos pacientes em estado terminal.
b) Calcule o volume de solução que contém 1 g de cloreto de potássio dissolvido.
Respostas
respondido por:
13
Resposta:
a) 4 g
b) 5 ml
Explicação:
A) 10 ml de 20% = 10*20/100 = 2g
Com isso aplicamos a regra de três:
10 ml_____2g
20 ml_____x
10x = 20*2
x= 40/10
x= 4g de KCl
B)
10 ml_____2g
x________1g
2x=10
x=10/2
x=5 ml
respondido por:
0
Resposta:
a) 4 g
b) 5 ml
Explicação:
a) 4 g
b) 5 ml
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás