• Matéria: História
  • Autor: solangedacosta4135
  • Perguntado 6 anos atrás

A chamada Escola de Frankfurt foi uma importante linha filosófica dedicada ao entendimento do fenômeno das sociedades capitalistas que ficou conhecido como Indústria Cultural. Assinale a alternativa que melhor define a referida indústria. *

Respostas

respondido por: josemarjrgr
1

Resposta:

A Escola de Frankfurt foi uma escola de pensamento filosófico e sociológico, filiada ao Instituto de Pesquisa Social, que nasceu como um projeto de intelectuais vinculados à Universidade de Frankfurt.

A Teoria Crítica foi o elo conceitual que uniu os intelectuais da Escola de Frankfurt, criando uma nova interpretação do marxismo, da sociologia e da política no início do século XX. Participaram da Escola de Frankfurt intelectuais como Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Erich Fromm, Walter Benjamin e Jürgen Habermas.

Contexto histórico do surgimento da Escola de Frankfurt

A ascensão da União Soviética como potência socialista começou no século XX. O marxismo era fortemente debatido na Europa, sobretudo após a Primeira Guerra Mundial. Alguns intelectuais defendiam a aplicação de um marxismo puro nos governos; outros, de ideias marxistas propostas por reformas de base, mas sem extinguir o capitalismo; outros, ainda, eram totalmente contrários ao socialismo, comunismo ou qualquer ideia de inspiração marxista.

Explicação:

Perguntas similares