Respostas
Resposta:
A prática dos desportos ajuda a desenvolver não só os músculos como também a capacidade de raciocínio.
Além do melhor desenvolvimento muscular, orgânico e mental, os desportos estabelecem normas comportamentais e criam situações que reforçam a moral e o caráter, trazendo uma melhor formação ao praticante.
Desporto é educação. Da maneira, ele deverá ser sempre um veículo da formação integral de uma pessoa.
O desporto é alimentado pelo espírito de competição. Seu objetivo é a vitória justa e honesta. Em suas disputas, cria situações durante as quais os indivíduos são estimulados a se superar para consegui o sucesso desejado.
As regras a que os desportos obedecem são as mesmas em todos os lugares e são determinadas por Federações Desportivas; por isso é que as denominamos regras oficiais.
O desporto assume aspecto formativo quando, durante sua prática, exige iniciativas imediatas dos componentes das equipes, que deverão ter personalidade firme e decisões seguras.
O desporto deve ser praticado com lealdade, cavalheirismo e respeito às normas sociais de conduta. Ele exige espírito de colaboração entre os membros da equipe e muito respeito para com os adversários.
O desporto assume um aspecto recreativo quando é usado como lazer, isto é, quando o praticante faz uso dele sem preocupação de vitória, procurando desfrutar, acima de tudo, do prazer que o mesmo proporciona. É atraente, estimulador e agradável e serve de recreação tanto ao praticante como ao espectador.
Desporto ou Esporte é uma atividade física ou mental sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por uma confederação regente e competitividade entre opostos.
Algumas modalidades esportivas se praticam mediante veículos ou outras máquinas que não requerem realizar esforço, em cujo caso é mais importante a destreza e a concentração do que o exercício físico. O esporte diverte e entretém, e constitui uma forma organizada e intensa de um jogo que tende à perfeição e à coordenação do esforço muscular tendo em vista uma melhora física e espiritual do ser humano. As modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais, com ou sem adversário.