Respostas
As consequências da Primeira Guerra Mundial
A Europa, que foi o palco dos confrontos da guerra, ficou profundamente devastada em quase todos os aspectos da sua vida. A crise que se instalou depois desta guerra tornou os anos subsequentes, muito penosos, de tal modo que, em todos os domínios da vida, se fizeram sentir os seus efeitos.
A nível demográfico, numerosos mortos e feridos, entre civis e militares eram a maior evidência da guerra.
A nível social, as condições de vida foram agravadas pela grande crise económica provocada
pela inflação. As moedas de quase todos os países europeus perderam o seu peso, o que se reflectiu no agravamento das condições de vida da classe operária. Esta situação levou à emergência de partidos socialistas com tendência de defender os interesses da classe operária, tal acontecera na Rússia, onde o partido bolchivique tinha dado, em 1917, o poder aos operários.
No fim da guerra, o mapa político europeu foi completamente alterado. Os tratados de paz, firmados pelos vencedores provocaram o desenvolvimento dos impérios centrais que deram lugar a novos países independentes ou então, a perca de parte dos seus antigos territórios a favor dos vencedores.
O império alemão perdeu a região de Alsácia – Lorena e a região da Prússia Oriental. O império Austro – Húngaro deu lugar à Checoslováquia, Áustria. Hungria, Jugoslávia e à Roménia. O império Otomano deu lugar, na Europa, ao surgimento da Turquia e de outros países no Médio Oriente. O império russo, após a revolução socialista de Outubro, deu lugar ao surgimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
A nível económico, as despesas militares provocadas pela guerra foram enormes, fábricas,
indústrias complexos agro-pecuários inteiros foram destruídos, o que levou a Europa, a perder
parte considerável dos seus mercados , que foram rapidamente tomados pelos EUA.
Depois desta guerra, os EUA, que eram uma potência sem grande expressão mundial, passaram
de devedores a credores das potências europeias.