• Matéria: Português
  • Autor: agatabuffon63
  • Perguntado 6 anos atrás

POR FAVOR PRECISO MUITO DAS RESPOSTAS

7 Escreva as principais diferenças entre Sócrates e os filósofos sofistas:




8. Sócrates inaugura o período clássico da filosofia grega, também chamado de período antropológico. O problema do conhecimento passou a ser uma problemática central na filosofia socrática, pois "a briga" de Sócrates com os sofistas tinha por objetivo resgatar o amor pela sabedoria e a valorização pela busca da verdade. Nesse contexto, Sócrates inaugura seu método que se fundamenta em dois princípios básicos, que são:



A indução e dedução das verdades lógicas;

A doxa e o lógos convergindo para o conceito racional.

A ironia e a Maiêutica enquanto caminhos para conhecer a verdade através do auto-conhecimento (conhece-te a ti mesmo).

O diálogo e a dúvida dialética.

A amizade e a justiça social.



Respostas

respondido por: CauaLelesBueno
4

resposta da 7: Os sofistas eram possuidores de um certo conhecimento que cobravam para transmitir o mesmo para terceiros. Além disso, os sofistas faziam o uso da retórica, ou seja, convenciam as outras pessoas que o conhecimento que possuíam era absoluto através do discurso.

Por outro lado, Sócrates criticava os sofistas pelo o que eles faziam. Para Sócrates, ele não sabia nada e transmitia os seus conhecimentos filosóficos através da dialética, ou seja, levantava questões para se chegar a uma resposta. Sócrates, ao contrário dos sofistas, não cobrava pelo ensino da filosofia, pois para ele a filosofia não era uma profissão.

Perguntas similares