ATIVIDADE 1 - Observe os trechos retirados do conto “A Cartomante”. Marque com um X os trechos que contém uma Metáfora. Como essa figura de linguagem contribui para o sentido de cada trecho? a) ( ) [...] Camilo era um ingênuo na vida moral e prática. Faltava-lhe tanto a ação do tempo, como os óculos de cristal, que a natureza põe no berço de alguns para adiantar os anos. Nem experiência, nem intuição. b) ( ) [...] quando tivesse algum receio, a melhor cartomante era ele mesmo. c) ( ) Rita tratou especialmente do coração, e ninguém o faria melhor. d) ( ) Vexame, sustos, remorsos, desejos, tudo sentiu de mistura; mas a batalha foi curta e a vitória delirante. Adeus, escrúpulos! e) ( ) Não tardou que o sapato se acomodasse ao pé[...] f) ( ) [...] nenhuma explicação das origens.
Respostas
Resposta:
Os trechos que contém uma metáfora são:
a) [...] Camilo era um ingênuo na vida moral e prática. Faltava-lhe tanto a ação do tempo,como os óculos de cristal, que a natureza põe no berço de alguns para adiantar os anos. Nem experiência, nem intuição.
c) Rita tratou especialmente do coração, e ninguém o faria melhor.
d) Vexame, sustos, remorsos, desejos, tudo sentiu de mistura; mas a batalha foi curta e a vitória delirante. Adeus, escrúpulos!
e) Não tardou que o sapato se acomodasse ao pé[...]
Explicação:
a) Metáfora, os óculos de cristal - se refere seria a maturidade, a responsabilidade da personagem.
c) Metáfora em cuidar do coração - dar o apoio emocional e sentimental.
d) Metáfora em a batalha foi curta - foi fácil ceder aos encantos de Rita.
e) Metáfora em sapatos se acomodassem aos pés - a situação ficou confortável para os amantes.
Uma palavra pode apresentar um sentido denotativo (sentido real da palavra, aquele visto no dicionário) ou um sentido contativo (sentido irreal, figurado). Para esse segundo significado, existem as figuras de linguagem e uma delas é a metáfora: recurso estilístico em que se usa uma palavra ou expressão em lugar de outra, a fim de resignificá-la. Por ter uma natureza momentânea e subjetiva, essa palavra ou expressão nova muda de sentido, já que ela se associa com a circunstância em questão e absorve entre elas algum tipo de semelhança.
Por exemplo, a palavra chave, no sentido denotativo, significa o instrumento para abrir fechaduras. Mas no sentido conotativo, como metáfora, ela pode ser usada como ponto principal, resolução, na frase: A chave dos meus problemas está aqui.
É importante observar que toda metáfora é uma comparação subentendida, em que o elemento comparativo (como, igual, etc.) não está presente na frase.
Assim, o trecho do conto "A Cartomante" que tem metáfora é: Vexame, sustos, remorsos, desejos, tudo sentiu de mistura; mas a batalha foi curta e a vitória delirante. Adeus, escrúpulos!
Para saber mais sobre metáfora, veja o link abaixo:
https://brainly.com.br/tarefa/25082741