Ao mesmo tempo em que se desenvolvia, em Portugal, uma política de reforma do absolutismo, surgiram conspirações na colônia. Elas estavam ligadas às novas ideias e aos acontecimentos presentes na Europa e nos Estados Unidos, mas também à realidade local. A ideia de uma nação brasileira foi se definindo à medida em que setores da sociedade da colônia passaram a ter interesses distintos da metrópole ou a identificar nela a fonte de seus problemas. Uma dessas conspirações foi a Inconfidência Mineira. Sobre o grupo que organizou esse movimento, é correto afirmar que:
A) revelou nuances de rebeldia contra os rigores da política fiscal metropolitana sobre a capitania das minas, executada pela Casa de Contratação.
B) visava à independência e pretendia concretizar-se quando da cobrança dos impostos atrasados.
C) recebeu influências do positivismo, introduzido em Minas Gerais por uma burguesia intelectual e alimentada por uma crise econômica.
D) apresentou caráter separatista, visava à independência da colônia, mantendo a monarquia e a capital no Rio de Janeiro.
E) apresentou caráter nativista, ideologicamente alimentado pelos princípios mercantilistas, difundidos pela maçonaria.
Respostas
Resposta: eu não sei se isso te ajudou
Explicação:A Inconfidência Mineira ocorreu em 1789 e a Conjuração Baiana, em 1798. Os dois movimentos são caracterizados por ocorrer em um período de crise, no final do período colonial, em que foram denominados movimentos de contestação ou movimento “emancipacionista”, pois eram contra o processo de desenvolvimento da época.
Algumas características que são semelhantes nos dois movimentos são:
A indignação com os altos impostos;
A influência do Iluminismo em seus movimentos;
Ausência de sentimento nacionalista.
Essas aproximações ocorreram pois haviam muitas imposições da coroa portuguesa sobre a colônia, o que gerava problemas administrativos e muita exploração dos colonos.
Porém, algo que separava as duas revoltas era a questão da escravidão. No caso da Inconfidência Mineira, por ser um movimento mais elitista, não colocaram em pauta essa discussão, pois iria prejudicar boa parte dos integrantes. O movimento baiano colocou esse assunto em vigor e se espalhou por outros setores populares que eram favoráveis à abolição.
Resposta correta é a letra B