• Matéria: Português
  • Autor: saraluzes982
  • Perguntado 7 anos atrás

O primeiro dia de aula de dona Furquim

    – A partir de hoje, em todas as aulas, vocês me tragam um pequeno texto livre. Uma história qualquer que tenha acontecido no dia-a-dia. Dez linhas. Não é necessário mais que dez linhas. Entenderam?
    A classe inteira ficou encarando dona Furquim como se ela fosse a mulher-maravilha. Será que Furquim estava caçoando da gente?
    –Dez linhas do quê, professora?
    Dona Furquim estava acabando de apanhar os livros de cima da mesa. Virou-se e repetiu, como se estivesse dizendo algo que nós deveríamos saber de cor:
    – Vamos contar por escrito as coisas que acontecem todos os dias. O cotidiano de cada um. Mesmo que pareça um fato sem importância, façam de conta que é uma brincadeira. Em casa, vocês arranjam um tempinho, passem para o papel um pouco da vida. Tanta coisa, não é mesmo? Sempre acontece tanta coisa na vida da gente!
    Depois da aula geralmente a turma gostava de atirar bolotas de papel uns nos outros. Nesse dia ninguém atirou bolota em ninguém. Maria Clara de Ovo continuava coçando o dedo. O Neto cismou de perguntar se era para fazer a redação a tinta ou a lápis. Soara o sinal, Dona Furquim ia saindo:
    – À vontade. Tanto faz a tinta ou a lápis.
    Assim foi o primeiro dia de aula de dona Furquim. Ela nunca fez questão das coisas muito na ponta da língua. Gostava de dizer que é bom aprender para a vida. Como se aprende a andar. Foi por causa de dona Furquim que desse dia em diante passei a rabiscar coisas que aconteciam em minha vida. Enchi um caderno de redação e depois outro caderno de redação. Isto que estou contando aqui não passa de folhas soltas desses cadernos. No passar a limpo, procurei emendar os erros que dona Furquim havia corrigido. Emendei os erros, mas não modifiquei os fatos

Procure no texto dois comportamentos dos alunos que acontecem nas aulas.

Respostas

respondido por: heloisasuera
3

Maria Clara de Ovo continuava coçando o dedo.

O Neto cismou de perguntar se era para fazer a redação a tinta ou a lápis.

respondido por: junghobimyutt
0

Resposta: é isso, era apenas procurar no texto o comportamento dos alunos, simples, não?

Explicação:

"Maria Clara de Ovo continuava coçando o dedo. O Neto cismou de perguntar se era para fazer a redação a tinta ou a lápis."

Perguntas similares