Observe os quadrinhos abaixo:
O quadrinho do cartunista Gilmar, publicado em 2010, expõe uma crítica contemporânea ao que se apresentou como “democracia” na Atenas da antiguidade clássica.
Das alternativas abaixo, qual expressa de modo consistente tal crítica?
a) A apatia da população, que não tinha o hábito de participar das decisões tomadas nas assembleias dirigidas pelos cidadãos.
b) A contradição envolvendo um ideal democrático e a exclusão real da participação política de sujeitos considerados “não cidadãos”.
c) A equivalência entre a forma democrática ateniense e a que é utilizada atualmente na sociedade brasileira desde a Constituição de 1988.
d) A necessidade de se constituir, na sociedade grega da antiguidade, uma forma de democracia representativa, na qual cada eleitor escolhia seus representantes.
e) O favorecimento sistemático de representantes de partidos políticos que nem sempre representavam a maioria da população.
Respostas
Resposta:
b)
A contradição envolvendo um ideal democrático e a exclusão real da participação política de sujeitos considerados “não cidadãos”.
Sobre a democracia de Atenas, a resposta correta é a alternativa B, que apresenta as limitações e contradições do conceito de democracia na antiguidade.
Contextualizando a democracia de Atenas
A - Incorreto. Os cidadãos atenienses eram entusiasmados em discutir as assembleias.
B - Correto. Eram considerados cidadãos apenas homens livres maiores de 21 anos que tivessem nascido em Atenas. Mulheres, jovens, escravos e estrangeiros eram excluídos do processo.
C - Incorreto. Há muitas diferenças entre a democracia ateniense e a democracia contemporânea.
D - Incorreto. Na sociedade grega da antiguidade, os próprios cidadãos representavam suas vontades na assembleia, não havia eleição.
E - Incorreto. Na democracia ateniense não existiam partidos, cada cidadão era responsável por argumentar suas ideias.
Saiba mais sobre a democracia ateniense em https://brainly.com.br/tarefa/17750740
#SPJ2