• Matéria: Sociologia
  • Autor: vanessapedagogia06
  • Perguntado 6 anos atrás

Apesar de uma forte mobilização da sociedade civil, a Educação brasileira teve pouco espaço entre as prioridades nacionais desde a aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação), que entre outras conquistas, reconheceu e deu contornos legais à enorme urgência dos desafios brasileiros em suas 20 metas, da Primeira Infância à universidade, da gestão ao financiamento.
Um dos grandes entraves ao seu cumprimento foi a falta de um projeto estratégico para que ele se concretizasse. Embora seja uma das políticas que mais possa contribuir para um desenvolvimento sustentável do País, a Educação como um todo (e ainda menos o PNE, em particular) não teve o protagonismo esperado nos debates que marcaram a corrida presidencial e de governos estaduais em 2018.
Os candidatos, com raras exceções, não apresentaram propostas concretas e evitaram afirmar seu compromisso com um plano cuja maior virtude é – justamente – ter se construído como uma agenda de Estado, acima de uma única bandeira partidária.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019. São Paulo: Editora Moderna, 2019.


TEXTO 2



Disponível em: Acesso em: 10 maio. 2020.


Considerando as informações sobre a educação no Brasil apresentadas pelo Anuário Brasileiro de Educação Básica, analise as afirmações a seguir.


I. Segundo os pesquisadores do Anuário, as pautas educacionais não foram priorizadas pelos candidatos das eleições de 2018.
II. A falta de engajamento da sociedade civil resultou nos problemas enfrentados pelo Brasil na implementação das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
III. A ausência de um projeto estratégico para o campo educacional, do ensino básico ao superior, foi um dos percalços para a consolidação das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).


É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5:
II e III, apenas.

Respostas

respondido por: raimundimalves
20

Resposta:

Alternativa 4:  I e III, apenas.

Explicação:

Apenas a II está errada, pq a culpa não foi das pessoas.

A III está certa pq foi a falta de estratégia que fez com que não desse certo, o PNE que tinha 20 metas, da Primeira Infância à universidade.

respondido por: Danas
0

Em relação a educação no Brasil, as afirmativas corretas são:

4:  I e III, apenas.

Há de fato uma falta de engajamento da sociedade civil na educação, é um problema que reflete a forma como a sociedade quase que impede os pais de educarem os seus filhos, porém, não foi o único fator que levou ao ao problema de implementação de metas do PNE.

A corrupção, falta de verba para dar estrutura a todas as escolas, a centralização de todo o poder de decisão sobre a educação brasileira no MEC e os problemas sociais como o desemprego também foram fatores importantes nesse caso.

Quando você se deparar com um problema social, jamais aponte um dedo para apenas um motivo, sempre existem vários fatores envolvidos.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/24490650

Anexos:
Perguntas similares