1.Paradoxo /2.Antítese/ 3. Prosopopeia ou personificação/ 4.Ironía /5.Sinestesia/6.Metáfora/ 7.Metonímia.
........................................ consiste em atribuir a seres inanimados características próprias dos seres humanos.
O jardim olhava as crianças sem dizer nada.
….....................................consiste no uso de palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas, no contexto se completam, reforçam uma ideia e/ou expressão. Estou cego, mas agora consigo ver.
…...................................é o recurso linguístico que consiste em afirmar o contrário do que se pensa. Que pessoa educada! Entrou sem cumprimentar ninguém.
…............................... Trata-se de mesclar, numa expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos sensoriais.
Um doce abraço ele recebeu da irmã. (sensação gustativa e sensação tátil)
…..................................................... é o emprego de palavras ou expressões de significados opostos. Os jardins têm vida e morte.
….............................................consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. Na metáfora ocorre uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido. “Meu pensamento é um rio subterrâneo”. (Fernando Pessoa)
…....................................................................... assim como a metáfora, consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser utilizada com outro sentido.
A causa pelo efeito: vivo do meu trabalho (do produto do trabalho = alimento).
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Explicação:
1-prosopopeia ou personificaçao
2-antitese
3-ironia
4-sinestesia
5-paradoxo
6-metafora
7-metonimia
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás