• Matéria: Sociologia
  • Autor: andrehermolin
  • Perguntado 6 anos atrás

Escrever um texto, entre 25 e 30 linhas, sobre o momento atual de pandemia, quarentena e isolamento social, tendo como base para a discussão as teorias de Weber (ação social) e Durkheim (fato social). *

Respostas

respondido por: familyrodrigues86
2

resposta

Segundo o dicionário, pandemia significa enfermidade epidêmica amplamente disseminada. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pandemia é a disseminação mundial de uma doença, ou seja, é quando a doença se espalha por vários países com uma transmissão contínua entre as pessoas.

Deixamos claro aqui que uma pandemia significa doença com alta contaminação de pessoas, mas o termo não diz respeito à gravidade da doença (que pode ser pouco ou muito severa). É claro, no entanto, que as autoridades e órgãos competentes como a OMS levam também em consideração estes critérios.

É importante destacar que ao ser declarada uma pandemia, isso deve ser levado a sério. Todas as instruções dos órgãos de saúde precisam ser rigorosamente seguidas. No caso da COVID-19, antes mesmo de ela ser anunciada, houve um imenso trabalho de investigação e tentativa de contenção da doença por diversos setores e entidades envolvidas.

Dessa forma, os órgãos de saúde orientam os melhores cuidados a serem seguidos e, quando estes são acatados pela população, torna-se possível enfrentar a situação e passar por ela sem grandes prejuízos.

Estamos vivenciando a emergência e disseminação da COVID-19 (Coronavirus Disease-2019)!

Uma pandemia pode ser definida como uma epidemia que se espalha em nível global, ou seja, quando há o aumento repentino no número de casos de uma doença, além do esperado, e esses casos alcançam proporções globais atingindo todos os continentes; ou ainda, uma pandemia ocorre quando há a propagação mundial de uma nova doença.

A pandemia anunciada em 11 de março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde está sendo causada por um novo membro do grupo dos coronavírus, denominado SARS-CoV-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome-Coronavirus 2). Os coronavírus são vírus envelopados, com genoma RNA fita simples de sentido positivo, medindo cerca de 60 a 140 nm de diâmetro e apresentando projeções em sua superfície que ao microscópio eletrônico lhe conferem aparência semelhante à de uma coroa; daí o nome coronavírus.

SARS-CoV-2, portanto, é o agente etiológico da COVID-19, uma doença infecciosa de caráter respiratório agudo cujo número de casos confirmados já ultrapassa 1.770.000, com mais de 111.000 mortes confirmadas, em 213 países, até o presente momento, atingindo de forma devastadora a China, a Europa, e chegando com força às Américas.

Assim que fomos notificados de que havia uma epidemia em Wuhan, uma cidade chinesa pouco comentada nas mídias e redes sociais, não fazíamos ideia de que pudéssemos ser atingidos aqui no Brasil, um país tropical latino-americano tão longe da China.

No entanto, não podemos esquecer que hoje nosso mundo mudou. Somos um mundo globalizado, onde pessoas podem ir e vir de diferentes lugares e de locais muito distantes, principalmente, através da aviação.

A pandemia nos atingiu! Agora, temos a inevitável transmissão comunitária da COVID-19. O SARS-CoV-2 está circulando no Brasil, onde, como esperado, a maioria das pessoas tem manifestado sintomas leves a moderados ou nenhum sintoma (forma assintomática).

Perguntas similares