Respostas
Resposta:
Maquiavel observou q as diversas disputas políticas deflagradas entre os diversos reinos espalhados na Península Itálica
Explicação:
Ao observar a instabilidade gerada pelos recorrentes conflitos entre esses reinos, o teórico começou a pensar sobre como seria possível o rei se manter no poder em meio às mais variadas adversidades.
E foi ai que fez "o príncipe" Nicolau Maquiavel justificou o uso da violência para manter o controle sobre a população, pois defendia a ideia de que “os fins justificariam os meios” e afirmava que mais valia para o rei ser temido que amado.
Essa proposta do pensamento maquiavélico tinha grande influência dos valores individualistas que começaram a ganhar espaço no imaginário europeu. Talvez por isso, Nicolau Maquiavel fazia questão de frisar que o rei sempre estaria à mercê de inimigos egoístas interessados em destituí-lo de seu cargo. Entretanto, esse problema não poderia transformá-lo em um tirano. O bom rei deveria deter seus traidores desde que não fosse odiado a ponto de incitar uma grande revolta contra si.