• Matéria: Biologia
  • Autor: julianatajire
  • Perguntado 6 anos atrás

Qual o problema da metástase ocorrer em uma célula cancerígena?​

Respostas

respondido por: memimo
0

Resposta:

O câncer é causado por alterações da estrutura genética (DNA) das células, as chamadas mutações. Cada célula sadia possui instruções de como devem proceder, ou seja como crescer e se dividir, o período de funcionamento e de sua morte. Na presença de qualquer erro nestas instruções pode surgir uma célula alterada que venha a se tornar cancerosa.

Quando o câncer se dissemina além do local onde começou (sítio primário) e se desloca inicialmente aos tecidos vizinhos, podendo chegar ao interior de um vaso sanguíneo ou linfático e, através desses, disseminar-se, chegando a órgãos distantes do local onde o tumor se iniciou para outras partes do corpo é denominado metástase.  

A metástase é o processo caracterizado por quando um tumor se espalha para outras partes do corpo. Isso pode acontecer com todos os tipos de câncer. No entanto, uma série de fatores podem fazer com que as células cancerosas migrem para outro órgão, como: Tipo de câncer, Grau do tumor primário, Tamanho e localização do tumor primário, Há quanto tempo o câncer primário está no corpo, Resposta de tratamentos prévios.

Detalhe a metástase pode ocorrer quando as células cancerosas viajam através da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos para outras áreas do corpo.

Explicação:

O principal fator de risco para desenvolver uma metástase é ter um câncer em outro local. O estágio do tumor primário, assim como seu tratamento, é que determinam as chances de desenvolver o secundário (a metástase).

O perigo está em deixar tumores crescerem sem perceber ou não fazer o acompanhamento e tratamento adequados.

É importante lembrar, ainda, que cada tipo de câncer tem predisposição a desenvolver determinadas metástases em regiões do corpo.

Perguntas similares