• Matéria: História
  • Autor: kamillahistoria2020
  • Perguntado 6 anos atrás

Os jesuítas deixaram um importante legado literário no Brasil. Alguns dos padres inacianos marcaram a literatura brasileira durante o Período Colonial. Um dos religiosos de expressão que viveram no Brasil foi o Padre Antônio Vieira. “Os Sermões” estão entre as suas principais obras. Contudo, Vieira não foi passivo diante da realidade que o Brasil colônia viveu. Muitas de suas críticas foram encaminhadas ao rei de Portugal. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que expressa uma das principais defesas do Padre Antônio Vieira durante sua permanência no Brasil:
Alternativas
Alternativa 1:
Valorizando as teses renascentistas, o Padre Vieira fomentou o desenvolvimento da ciência no Brasil. Foi graças a ele que os primeiros estudos sobre botânica foram bem-sucedidos nas terras portuguesas na América.

Alternativa 2:
Uma de suas defesas eram em favor dos indígenas. Ele condenava a escravidão dos índios no Brasil e muitas vezes se confrontou com autoridades coloniais ou senhores de terras e engenho que desejavam escravizar os nativos.

Alternativa 3:
Vieira era um jesuíta convicto e um dos defensores da democracia como forma de governo. Suas publicações acabaram incentivando a instalação de periódicos, jornais, clandestinos no Brasil, ação repreendida de forma violenta pelo Estado Português.

Alternativa 4:
Absolutamente contrário a escravidão, seja do indígena como do africano, Viera defendeu o fim a exploração portuguesa sobre estes povos. Em seus Sermões, associou a prática da escravidão a uma adoração ao mal e uma negação da palavra de Deus.

Alternativa 5:
Sua postura conservadora lhe custou caro. Dentro da própria Companhia de Jesus, Vieira foi criticado e acabou expulso. Ele defendia as práticas de escravidão sobre os nativos e africanos, para ele, povos sem alma ou pervertidos pelo mal, contaminados pela vida na floresta, na selva.

Respostas

respondido por: marisagomes18
5

Resposta:

alternativa 2

Explicação:

Uma das mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória, destacou-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade, defendeu incansavelmente os direitos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização e fazendo a sua evangelização.

Perguntas similares