• Matéria: Geografia
  • Autor: luanlopes356
  • Perguntado 6 anos atrás

Com base em quais evidencias o cientista Alfred Wegener chegou a conclusão de que os continen ws atuais são originários de um único e gigantesco continente?​

Respostas

respondido por: padovandebora2pbobo6
444

Resposta: Segundo a teoria da deriva continental, os continentes atuais são originários de um único e gigantesco continente que existiu a 300 milhões de anos, denominado Pangeia. Wegener chegou a essa conclusão após analisar vários fatos. ... Esse processo, de milhões de anos, teria dado origem aos atuais continentes.

Explicação:espéro que ajude


luanlopes356: vlw deu certo
respondido por: nataliafransantos
96

As evidências utilizadas por Alfred Wegner para concluir que os continentes atuais eram originários de um único foram:  

  • Aparente encaixe entre os contornos da América do Sul e da África sugerindo que no passado já estiveram juntos;

  • Presença de fósseis e rochas localizados em bacias litorâneas nos dois continentes (América do Sul e África). Além destas regiões os mesmos fósseis foram encontrados na Índia, Madagascar e Austrália.  

Com estes argumentos, Wegner formulou a hipótese de que no passado, os continentes estiveram juntos em uma única massa de terras denominada Pangeia.  

Esta grande massa de terras, teria inicialmente se dividido em dois continentes: Laurásia ao norte e Gondwana ao sul e continuaram a se fragmentar originando os continentes atuais e até os dias de hoje continuam neste processo de movimentação.    

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/41197649

Anexos:
Perguntas similares