• Assista ao documentário vencedor do Oscar 2020 –
Indústria Americana. (Netflix)
• Produza no caderno um texto dissertativo de 45
linhas, destacando os diferentes aspectos retratados
no documentário (globalização econômica e cultural,
xenofobia, desemprego, o papel dos sindicatos e as
leis trabalhistas, as novas relações de trabalho).
Respostas
Resposta:
O presente artigo constitui‑se como um contributo para uma reflexão sobre possíveis conexões entre os processos de globalização económica, as mudanças no mercado de trabalho e os novos perfis da pobreza. O debate, enquadrado em dois contextos económicos distintos, o português (com ritmos de crescimento lentos e deficitários, com uma grave crise social e dificuldades de afirmação económica e política no contexto europeu e mundial) e o brasileiro (com uma economia emergente e dinâmica, com fortes taxas de crescimento e uma tendência de redução nos índices de miséria e de pobreza), permite‑nos posicionar alguns dos impactes, económicos e sociais, decorrentes das pressões globais para a competitividade económica e potenciadores da emergência de novas formas de pobreza e de precarização social e laboral nas duas sociedades.
O documentário premiado Indústria Americana tem muito a nos ensinar pela narrativa de mulheres negras, que ocupam boa parte dos postos de trabalho precários. O filme registra a chegada dos chineses em uma fábrica de vidro nos Estados Unidos (EUA). Obviamente que há muito em jogo nesse filme, considerando que a produção é da família Obama.
O fechamento de uma fábrica nos EUA dá lugar à multinacional chinesa Fuyao que implementa outra cultura organizacional e de condições de trabalho. Trabalhadores chineses e estadunidenses dividem o mesmo ambiente de trabalho, deslocando e afirmando suas diferenças
Explicação: