qual a diferença da palavra mapa e carta na geografia?
Respostas
Os mapas são o resultado visível da representação do espaço geográfico, por meio da cartografia. No Brasil costuma-se diferenciar mapas de cartas geográficas.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “carta é a representação no plano, em escala média ou grande, dos aspectos artificiais e naturais, subdividida em folhas delimitadas – com a finalidade de possibilitar a avaliação de pormenores” em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos.
Portanto, basicamente, a diferença entre as duas representações consiste na escala utilizada para a sua elaboração. Os mapas são feitos em escala pequena; para a construção das cartas são usadas escalas maiores.
Apesar dessa diferenciação, podemos usar uma classificação única para ambos os casos, considerando alguns critérios.
Resposta:
Existe um parâmetro que deriva da relação entre o documento cartográfico e o território. Se o território for completamente coberto por uma única folha, pode-se denominar de mapa. Se o território for coberto por diversas folhas, cada folha é uma carta e o conjunto articulado das cartas forma o mapa.
Explicação: