Os dados a seguir se referem ao levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), presentes no Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2019, os quais se referem à taxa líquida de matrículas por raça/cor no ensino superior. TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019. São Paulo: Editora Moderna, 2019. A partir da leitura dos dados, analise as afirmações a seguir. I. Desde 2012, a taxa líquida de matrículas no ensino superior de brancos, pretos e pardos vem crescendo substancialmente sem oscilações negativas. II. Segundo o estudo, com exceção do ano de 2017, a taxa líquida de pretos matriculados no ensino superior sempre foi inferior à metade da taxa de brancos. III. De 2012 a 2015, mesmos somadas, as taxas líquidas de matrículas de pretos e pardos no ensino superior não superaram as taxas de brancos. É correto o que se afirma em
Respostas
Resposta:
Alternativa II e III apenas
Explicação:
As alternativas corretas são: I e III, apenas
A taxa líquida de matrículas por raça/cor no país, temos que desde 2012 acorrem um crescimento substancial entre as taxas de matrículas de pessoas de etnias diferentes.
Contudo, entre 2012 e 2015, todas as taxas líquidas de matrículas entre os pretos e pardos no ensino superior não são maiores do que a taxa de brancos ingressantes nesta modalidade de ensino.
Estes fatos demonstram toda a desigualdade de oportunidades que temos no sistema educacional imposto pelo governo brasileiro além disso temos um reflexo na vida profissional dessas pessoas onde até o aspecto cor pode ser um fator determinante sobre o quanto de oportunidades profissionais uma pessoa pode vir a ter durante a sua carreira.
Fique por dentro do assunto:
Com base na leitura e análise do Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024) é possível observar que
https://brainly.com.br/tarefa/24069400
Bons estudos!