Respostas
Resposta:
O estrogênio é o principal hormônio responsável pelas características sexuais secundárias femininas, tais como o tamanho dos seios e o controle da ovulação.
A partir da puberdade, o estrogênio desempenha importante função no ciclo menstrual. Durante a menopausa ocorre a diminuição da liberação de estrogênio e progesterona, os principais hormônios femininos.
As principais funções do estrogênio são:
Estimula o crescimento do endométrio do útero preparando-o para a fertilização;
Regula a distribuição de gordura no corpo, contribuindo para as formas corporais femininas, como por exemplo da região do quadril;
Desenvolvimento mamário;
Crescimento de pelos pubianos;
Estimula o desenvolvimento dos pequenos e grandes lábios da vulva.
O que é a progesterona
Progesterona é um hormônio produzido pelas células do corpo lúteo do ovário. O corpo lúteo é uma estrutura que se desenvolve no ovário, no lugar que ocupa um óvulo maduro que tenha sido liberado durante a ovulação. Consequentemente, o nível de progesterona se eleva durante a segunda metade do ciclo menstrual.
Produção
Sempre que o óvulo liberado não é fecundado, a produção de progesterona diminui, ocorre a menstruação e degeneração do corpo lúteo.
O hormônio progesterona é um esteroide que possui a mesma composição química dos hormônios estrogênios femininos e dos hormônios androgênios masculinos.
Função da progesterona no organismo
A principal função do hormônio progesterona é preparar a membrana mucosa do útero para receber o óvulo. Além disso, estimula o preparo das mamas para a produção de leite.
Explicação: