"A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão.
(...)
Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem novinhas e gentis, com cabelos muito pretos e compridos pelas costas; e suas vergonhas, tão altas e tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as nós muito bem olharmos, não se envergonhavam."
Tanto na descrição dos índios, no primeiro parágrafo, quanto das índias, no segundo parágrafo, Caminha utiliza a palavra "vergonha". Mas, em seguida, o autor afirma: "acerca disso são de grande inocência". O emprego desses vocábulos indica que:
a) O termo "inocência" não se refere apenas às índias, mas a todos os indígenas, por serem puros e ingênuos me, por esse motivo, sentirem a demonstrarem suas "vergonhas".
b) A palavra "vergonha" revela o susto de Caminha ao ver pessoas nuas, mas o termo "inocência" atenua o fato, pois traduz que a nudez para os índios era algo natural.
(RESPOSTA CORRETA CORRIGIDA PELO DNM)
c) O vocábulo "vergonha" define o sentimento dos portugueses ao se aportarem e verem os índios nus.
d) As palavras "vergonha" e "inocência" são, semanticamente, antônimas e no texto aparecem, ambas, em sentido conotativo.
e) O vocábulo"vergonha" refere-se à timidez que as índias provavelmente sentiram, por recato ou discrição, ao se depararem nuas diante de um grupo de portugueses que estavam vestidos.
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A resposta é:
b) A palavra "vergonha" revela o susto de Caminha ao ver pessoas nuas, mas o termo "inocência" atenua o fato, pois traduz que a nudez para os índios era algo natural.
Caminha descreve os índios logo no primeiro parágrafo da sua carta, especialmente em relação as índias já no segundo parágrafo, Caminha se utiliza da palavra ''vergonha'', o que em seguida associa a ''grande inocência'' delas em não se importar com a nudez.
O emprego de tais vocábulos indica a naturalidade relacionada ao fato de que os índios andam pelados.
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