) Em 1972 a menina Kim Phuc, de 9 anos fugindo nua com outras pessoas da fumaça de napalm, pulverizado sobre os campos do Vietnã. Os efeitos destruidores do napalm, arma química utilizada em guerras, devem-se, em grande parte, ao seu componente principal, a dioxina, um dos produtos tóxicos mais potentes, que perturba as funções hormonais, imunizantes e reprodutivas do organismo. As dioxinas são membros de uma família de compostos conhecidos quimicamente como dibenzo-para-dioxinas cloradas, cuja fórmula estrutural básica é a seguinte: Em relação à dioxina presente no napalm pode – se AFIRMAR. *
A interação intermolecular predominante é a ligação de hidrogênio.
Apresenta carbonos com geometria tetraédrica.
É insolúvel em água.
Possui fórmula molecular C12H4Cl4O2.
É um composto de cadeia saturada.
Respostas
Resposta:
Quarta afirmação-Possui fórmula molecular C12H4Cl4O2.
Explicação:
A interação intermolecular predominante é a ligação de hidrogênio- FALSA- Nesta molécula não há ligações de hidrogênio. Estas só ocorrem quando o hidrogênio está ligado a um átomo de forte eletronegatividade assim como o átomo que estabelece a interação com este hidrogênio. Nesta molécula os átomos de hidrogênio estão ligados á átomos de carbono que tem eletronegatividade próxima a do hidrogênio
Apresenta carbonos com geometria tetraédrica.- FALSA- Os carbonos dos anéis aromáticos não apresentam este tipo de geometria.
É insolúvel em água- FALSA - Apesar das características hidrofóbicas dos anéis aromáticos nesta molécula há substituintes de grande eletronegatividade que criam polaridade suficiente para se estabelecer interações com as moléculas da água .
Possui fórmula molecular C12H4Cl4O2- VERDADEIRA.
É um composto de cadeia saturada - FALSA - Os anéis aromáticos tem ligações insaturadas em alternância com ligações saturadas.