Em relação ao controle externo da qualidade – CEQ, conhecido também como ensaio de proficiência, sendo eficaz na fase analítica do laboratório, assinale a alternativa correta. Por ser tratar de CEQ, o laboratório clínico não precisa registrar os resultados, inadequações, investigação de causas e ações tomadas para os resultados rejeitados ou nos quais a proficiência não foi obtida. Para os exames não contemplados por programas de ensaios de proficiência, o laboratório clínico deve adotar formas alternativas de CEQ descritas em literatura científica. Por ser tratar de CEQ, o laboratório clínico não precisa participar de ensaios de proficiência para todos os exames realizados na sua rotina. A participação em ensaios de proficiên¬cia deve ser aleatória para cada unidade do laboratório clínico que realiza as análises. Por ser tratar de CEQ, as amostras-controle não precisam ser analisadas da mesma forma que as amostras dos pacientes.
Respostas
respondido por:
3
A alternativa correta é a que traz o seguinte texto "Para os exames não contemplados por programas de ensaios de proficiência, o laboratório clínico deve adotar formas alternativas de CEQ descritas em literatura científica."
O CEQ, como o próprio nome diz, está incluso em um sistema de avaliação de proficiência em diversas nuances laboratoriais, sendo de fundamental importância para a validação de diversas etapas.
As outras alternativas descritas trazem erros simples e que falam justamente contra a função/descrição do CEQ, como por exemplo não registrar os resultados, não participair de ensaios de proficiência, dentre outras.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás