AJUDem pfvr
Analise as proposições abaixo e marque a resposta correta:
I- As xenodoquias eram estabelecimentos de saúde da idade média que acolhiam pobres doentes e viajantes
II- O princípio da caridade imbutido no Cristianismo estimulava seus fiéis a cuidar de doentes e peregrinos.
Somente a assertiva II está correta.
Somente a assertiva I está correta.
As duas assertivas estão corretas mas a assertiva II não é justificativa da I.
As duas assertivas estão erradas.
As duas assertivas estão corretas e a assertiva II justifica da I.
Quest.: 4
4.
No século XIX, milhares de mulheres, na Europa, sentiram-se chamadas por Deus a cuidar dos enfermos. Nas ordens de irmandades de enfermagem que proliferaram naquela época, as mulheres realizaram coisas notáveis em nome de Deus: viajaram pelo mundo e estabeleceram comunidades compostas por mulheres imigrantes e locais, construíram e administraram grandes hospitais , até redes de hospitais e construíram escolas, orfanatos e outras importantes instituições sociais para os pobres. Algumas vezes estas mulheres funcionaram com grande autonomia, distantes dos bispos ou outras autoridades da Igreja. Com base no parágrafo lido, marque a opção abaixo que identifica as imagens históricas da enfermagem.
Quero fortemente incentivar todas as enfermeiras a procurar o ¿Roteiro da virtude¿ nas suas organizações, nas suas escolas de enfermagem ou seus locais de trabalho, na saúde e enfermagem. Precisamos todos estar atentos para a imagem da enfermagem que nós todos retratamos em nossas vidas profissionais e não aceitar a responsabilidade de comunicar um modelo profissional e experiente. Somente desta forma, não teremos condições de evoluir além do ¿Diga pouco, faça muito¿ e nos tornarmos visíveis no sistema de saúde da época.
Para moldar a enfermagem em uma profissão respeitável o suficiente para atrair as mulheres de classe média, sem representar uma ameaça à autoridade dos médicos, o que aconteceu foi a desqualificação contínua do conhecimento e habilidade da enfermagem e uma ênfase na virtude e na ética. Isto significou que o próprio sucesso dos reformistas da enfermagem, em criar uma profissão `em massa¿ para as mulheres, colocou as enfermeiras numa posição paradoxal de representar um papel importante na saúde, enquanto sentimentalizaram e banalizaram sua contribuição, embora muita crítica, para a saúde como um todo.
As mulheres não negociavam o caminho às atividades profissionais e ao respeito publico, discutivelmente, tinham poucas outras opções ou modelos a seguir, no final do Século XIX e o início do Século XX. O que é notável é que esta dependência do ¿Roteiro da virtude¿ tenha mudado tão pouco até o final do Século XXI e início do Século XXI, quando as mulheres já conquistaram maior poder social, econômico, legal e político na sociedade e na força de trabalho.
Com a entrada das mulheres não-religiosas na enfermagem, no final do Século XIX e início do Século XX, e com o início da evolução profissional secular da profissão, a enfermagem ainda constituiu-se como um domínio masculino de autoridade moral e habilidade feminina.
Também argumentamos que a imagem da enfermeira, como trabalhadora de apoio, carinhosa e querida, ao contrário de ser uma profissional altamente desqualificada, na verdade, é produzida pela própria Igreja.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: Para moldar a enfermagem em uma profissão respeitável o suficiente para atrair as mulheres de classe média, sem representar uma ameaça à autoridade dos médicos, o que aconteceu foi a desqualificação contínua do conhecimento e habilidade da enfermagem e uma ênfase na virtude e na ética. Isto significou que o próprio sucesso dos reformistas da enfermagem, em criar uma profissão `em massa¿ para as mulheres, colocou as enfermeiras numa posição paradoxal de representar um papel importante na saúde, enquanto sentimentalizaram e banalizaram sua contribuição, embora muita crítica, para a saúde como um todo.
Explicação:
Resposta da 4º
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás