O princípio da inércia ainda hoje é um assunto que se mostra complexo para quem estuda Física, pois a sua compreensão envolve uma importante abstração, que é a desconsideração do atrito. No entanto, a presença constante do atrito nas situações do cotidiano faz com que as pessoas concluam que “o movimento de um corpo resulta da aplicação constante de força sobre ele” (PEDUZZI; PEDUZZI, 1988, p. 151). Assim, quando um estudante se depara com o estudo formal da 1ª lei de Newton, ele já traz uma concepção intuitiva sobre a relação força e movimento conflitante com essa lei. Mudar essa visão não é tarefa simples e, mesmo evidências experimentais (demonstrações de movimentos em massas e trilhos de ar), muitas vezes não são suficientes para que isso aconteça.
Respostas
Resposta:
Explicação: Qual seria a pergunta?
Resposta:
Massa é uma propriedade física dos corpos e partículas, por isso, seu conceito está sujeito à forma como é medida. Uma de suas definições é a inércia, que mede sua resistência e aceleração, que surge a partir da aplicação de uma força. A massa dos corpos também determina quão intensa é a atração gravitacional existente entre eles.
A massa é uma das propriedades físicas da matéria. Pode ser entendida como uma expressão de sua inércia ou ainda como a quantidade de matéria que compõe um corpo.
A massa inercial é definida pela Primeira Lei de Newton. Quanto maior for a massa inercial de um corpo, menor será a aceleração por ele adquirida quando estiver sofrendo a ação de uma força. Em outras palavras, a massa inercial mede a resistência que um corpo apresenta ao sofrer a aplicação de uma força
A massa é uma das grandezas fundamentais da Física, assim como o tempo e a distância. A medida oficial de massa, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, é o quilograma, cujo símbolo é kg.
A Primeira Lei de Newton, também conhecida como princípio da inércia, afirma que todo corpo permanece em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo e uniforme caso as forças que atuem sobre ele se anulem. A lei da inércia foi concebida pelo físico Inglês Isaac Newton, e foi baseada nas observações feitas pelo Italiano Galileu Galilei. Junto ao princípio fundamental da dinâmica e à lei da ação e reação, a lei da inércia constitui o conjunto de leis que fundamentam a base teórica da Mecânica Clássica.
A Inércia é uma propriedade inerente da matéria, isto é, todos os corpos que possuem alguma quantidade de massa possuem Inércia. A medida quantitativa da Inércia de um corpo é a sua massa, que pode ser medida em Quilogramas. A Inércia indica a tendência que um corpo tem de permanecer em seu estado de movimento, em outras palavras, um corpo com muita Inércia opõe-se fortemente às mudanças em sua velocidade.
Podemos sentir a Inércia quando estamos dentro de um veículo em movimento. Quando o veículo é acelerado, sentimos que o nosso corpo é pressionado contra o banco do carro. Da mesma forma, quando o carro é bruscamente freado, temos a tendência de continuar nos movendo com velocidade constante. Portanto, para percebermos a ação da Inércia, precisamos estar em algum referencial acelerado, somente assim é possível perceber a oposição e à mudança no estado de movimento.
Explicação: