Respostas
Resposta:
Pega-pega ou pique-pega. Esta brincadeira foi criada na Holanda em 1830 e logo se popularizou por todo o continente europeu. Ela pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores.
Nego fugido
Uma variação da brincadeira, criada no Brasil colonial e ainda praticada em alguns estado, como Minas Gerais e Bahia, é o "nego fugido".[3] No estado baiano, além de uma brincadeira infantil, é uma manifestação cultural com encenação popular, principalmente na cidade de Santo Amaro da Purificação (ver Nego Fugido).
Lembrando a perseguição dos capitães do mato aos escravos fugitivos, a brincadeira consiste na figura de um menino representando o negro fujão sendo procurado pelas demais crianças. Uma vez encontrado, ele corre em busca do pique ou esconde-se de novo até ser pego.[4]
Mamba
A versão africana do pega-pega é chamado de "mamba". Nesta brincadeira, uma criança é escolhida para perseguir as outras e desta maneira, passa a ser o líder de um trenzinho que se forma quando os oponentes são pegos pelo escolhido. A brincadeira só acaba quando todas as crianças são pegas. O trenzinho formado ao final da brincadeira, assemelha-se ao corpo de uma cobra e por este aspecto que a diversão recebe o nome de mamba, que é uma serpente africana peçonhenta (ver Mamba).
Pega-pega ou pique-pega
Esta brincadeira foi criada na Holanda em 1830 e logo se popularizou por todo o continente europeu. Ela pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores.