(UNIFESP-SP) Em abril de 2003, a finalização do Projeto Genoma Humano foi noticiada por vários meios de comunicação como sendo a decifração do
código genético humano. A informação, da maneira como foi veiculada, está:
(a) errada, porque não é possível decifrar todo o código genético, existem regiões cromossômicas com alta taxa de mutação.
(b) correta, porque agora se sabe toda a sequência de genes dos cromossomos humanos.
(c) errada, porque o código genético diz respeito à correspondência entre os códons do DNA e os aminoácidos nas proteínas.
(d) errada, porque o Projeto decifrou os genes dos cromossomos humanos, não as proteínas que eles codificam.
(e) correta, porque agora se sabe toda a sequência de nucleotídeos dos cromossomos humanos.
Respostas
Resposta:
letra C
Explicação:O código genético é degenerado e universal. Isso quer dizer que há mais de um códon (trinca de nucleotídeos) que pode corresponder a um mesmo aminoácido. E é universal, pois todos (ou quase todos) os organismos possuem esse mesmo código, com as bases nitrogenadas A (adenina), T (timina), G (guanina) e C (citosina). Então, não importa se é equinodermo, ave, angiosperma, protozoários ou humanos, essa regra acima vale para todos. O código genético é para todos os organismos, o homem não pode ter um código genético só dele. Com isso, eliminam-se as letras A e B, que falam que a notícia está correta. As opções D e E, apesar de apontarem que está ¿errado¿, também mencionam que há o código genético humano. A única opção que não diz isso é a letra C, que ainda completa o significado de Código Genético ao falar que diz respeito à correspondência entre os códons do DNA e os aminoácidos nas proteínas.