Até o século XIX, a literatura era fortemente institucionalizada para poder suster a moral da sociedade ou para divertir as pessoas. Ora, nos dias de hoje, a fala da literatura libertou-se de tudo isso e se tornou totalmente anárquica. Quer dizer que há uma curiosa afinidade entre a literatura e a loucura. A linguagem literária não está obrigada às regras da linguagem cotidiana. Por exemplo, ela não está submetida à severa regra de dizer constantemente a verdade, não mais do que aquele que narra está sujeito à obrigação de permanecer sempre sincero no que pensa e ressente. Em suma, à diferença das palavras da política ou das ciências, as palavras da literatura ocupam uma posição marginal em relação à linguagem cotidiana.
FOUCAULT, M. Entre filosofia y literatura. Barcelona; Buenos Aires: Piados, 2002.
No trecho citado do livro Filosofia e literatura, Foucault desconstrói a definição básica de literatura e a reconstrói sob um novo paradigma. Para o autor,
a) a linguagem literária mantém na sua essência o compromisso com a verdade.
b) a verdade deixou de ser institucionalizada e tornou-se anárquica na literatura, na política e na ciência.
c) o narrador de uma história e o escritor de um texto literário estão ambos isentos de compromisso com a verdade.
d) o essencial da literatura é que ela ainda tem como função a manutenção da moral social e o divertimento das pessoas.
e) a afinidade entre literatura e loucura é determinante para o compromisso do texto literário com a linguagem cotidiana.
Respostas
Resposta:
c) o narrador de uma história e o escritor de um texto literário estão ambos isentos de compromisso com a verdade.
Explicação:
"...nos dias de hoje, a fala da literatura libertou-se de tudo isso e se tornou totalmente anárquica." → livre de regras e de compromisso com a verdade, então o narrador e o escritor estão igualmente livres do compromisso com a verdade.
A alternativa correta sobre o que pensa Foucault é a letra C) o narrador de uma história e o escritor de um texto literário estão ambos isentos de compromisso com a verdade.
Um texto literário é uma construção textual que está de acordo com as normas da literatura, possuindo o objetivo causar emoções ao leitor através de uma linguagem elaborada para tal.
Um texto literário normalmente tem uma função poética, onde se é percebida a música, a organização de palavras e a criatividade.
Uma característica dos textos literários, que está de acordo com o que pensa o autor Foucault, é que os mesmos não têm compromisso com a verdade, pois podem se valer de ficção, isso é, coisas não necessariamente relacionadas com a realidade.
Veja mais sobre o texto literário em:
https://brainly.com.br/tarefa/42839676