Respostas
Resposta:
Substituindo a comunidade primitiva e o predomínio da caça e da recolecção, vários grupos populacionais foram chegando a Moçambique desde há cerca de 1700 anos, povoando gradualmente as bacias fluviais costeiras e quase ao mesmo tempo as encostas e os planaltos do interior. Este processo de expansão ficou conhecido por expansão Bantu.
A palavra Bantu tem uma conotação exclusivamente linguística e surgiu em 1862, sob proposta do linguista alemão Bleek, para assinalar o grande parentesco de cerca de 300 línguas, as quais utilizam esse vocábulo para designar os homens (singular Muntu). Porém, não existe uma raça Bantu.
Por volta dos anos 200/300 ou um pouco antes, concretamente nos anos 1700, a região Austral da África, sofreu a penetração do povo Bantu, grupo etnolinguístico conhecedor da técnica de ferro, agricultura e pecuária. Foram estes que introduziram ou inauguraram a idade de ferro nesta região.
O povo Bantu, inicialmente, é composto por africanos que habitam a região sul do atual deserto do Saara. Na atualidade, há aproximadamente quatrocentos subgrupos étnicos originários dos primeiros citados.
O povo Bantu
No passado, antes do processo de fixação na região que habitam atualmente, esse povo elegeu um imperador e viviam em aldeias governadas pelo chefe.
Com o passar dos anos, a unidade étnica e organizacional estabelecida foi desfeita e há alguns povos que vivem de forma autônoma, ao passo que outros preferem manter a organização política centralizada do passado.
Saiba mais sobre os bantus em: https://brainly.com.br/tarefa/17287152