• Matéria: Geografia
  • Autor: Gabii2410
  • Perguntado 6 anos atrás

Principais conceitos de sensoriamento remoto? mínimo 5 linhas

Respostas

respondido por: milenefidelisede
0

Resposta: O Sensoriamento Remoto pode ser definido, de forma simples, como a técnica de obtenção de dados sobre um objeto sem tocá-lo.

Considerando essa definição, as máquinas fotográficas, escâneres, satélites, aviões, balões, espectrorradiômetros, radares meteorológicos, etc., são todos considerados sensores remotos, pois captam informações de um alvo (pessoa, árvore, nuvem, rio) sem que haja contato entre eles.

De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no contexto da observação da Terra,

“O sensoriamento remoto significa observar o nosso planeta usando sensores muito acima do solo. Podem ser câmeras que ‘enxergam’ não somente a luz visível, mas também a radiação em outros comprimentos de onda como o infravermelho e as microondas, por exemplo”.

No Sensoriamento Remoto para observação da Terra, a coleta de dados é feita a partir do registro da radiação eletromagnética (REM) refletida ou emitida pelo alvo na superfície terrestre em diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético.

Os sensores remotos são capazes de captar as respostas espectrais de diferentes regiões do espectro eletromagnético, muito mais do que o olho humano pode enxergar (luz visível).

Explicação:

Perguntas similares