Respostas
Resposta:
A regionalização do mundo entre os países do Norte desenvolvido (azul) e do Sul subdesenvolvido (vermelho)
Os países do Norte são caracterizados pelo elevado Produto Interno Bruto (PIB) e pelas condições históricas de poder e acúmulo de riquezas. São representados, em geral, pelos Estados Unidos, União Europeia e Japão. Apesar das boas condições econômicas, nesses países também existem desigualdades sociais e pessoas em condições de acentuada pobreza.
Os países do sul apresentam as maiores taxas de pobreza, violência e problemas sociais do planeta. Sua situação de dependência econômica se deve aos processos de colonização, imperialismo e neocolonização impostos pelas nações consideradas desenvolvidas. Entre os países do sul, existem aqueles países chamados “emergentes” ou em desenvolvimento, são os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os Tigres Asiáticos e o México.
Espero ter ajudado
Na regionalização Norte e Sul o Brasil é um país do Sul.
A divisão Norte-Sul é a regionalização econômica do mundo. Ela começou a ser utilizada a partir do colapso da União Soviética, quando a ordem bipolar chegou ao fim, no início dos anos de 1990.
Por que o Brasil é considerado um país do sul?
O Brasil é um país do Sul porque ele uma região que ainda está em busca do seu desenvolvimento socioeconômico.
Já os países do norte, são aqueles considerados desenvolvidos e que apresentam os melhores níveis de desenvolvimento socioeconômico. Os níveis de desenvolvimento geralmente são medidos através do IDH dos países.
A regionalização norte e sul não respeita a divisão dos hemisférios geográficos da Terra. Ela indica apenas que os países de maior desenvolvimento econômico estão localizados em sua grande maioria no hemisfério norte e de menor desenvolvimento socioeconômico estão localizados no hemisfério sul, em sua maioria.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a regionalização Norte-Sul em: https://brainly.com.br/tarefa/28229468
#SPJ2