Em Campinas ocorreu um acidente automobilístico causado por Lourival da Silva, preposto do proprietário de um veículo da marca Ferrari, chamado Luiz Felipe Montana. A vítima, Ana Carolina Cox, sofreu com o abalroamento e a situação não foi resolvida de forma amigável. Apesar de o veículo desta ser segurado, ela teve que arcar com o prejuízo sozinha, pagando a franquia do seguro no valor de R$ 1.900,00 (um mil e novecentos reais) e sofrendo a perda do desconto, quando da renovação do seguro correspondente a R$ 300,00 (trezentos reais). Ana Carolina pretende ser ressarcida dos danos experimentados. Como Ana Carolina provocará o Poder Judiciário? Por meio da (o):
a. Processo.
b. Jurisdição.
c. Competência.
d. Procedimento.
e. Ação.
Respostas
respondido por:
11
A. o processo é o instrumento pelo qual a parte requer ao órgão jurisdicional a salvaguarda dos seus direitos materiais.
respondido por:
1
A provocação do Poder Judiciário se dá, normativamente falando, a partir da ação, iniciada com a petição inicial, para a partir de então surgir o processo judicial. Portanto, a alternativa correta é a de letra E.
O que é ação no direito?
Ação é a colocação em prática do direito a um pronunciamento estatal na busca pela resolução de um conflito no âmbito do Poder Judiciário, sendo o ponto em que este é provocado.
O direito de ação é previsto na Constituição Federal e no Código Processual Civil, e consiste na garantia de atuação estatal, sendo o processo o instrumento utilizado para se chegar a uma decisão judicial.
Mais sobre ação:
https://brainly.com.br/tarefa/22193782
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás